
OVAR
Timor Leste
São Tomé e Príncipe
LINGUARUDOS
narrativas e múltiplas linguagens
25 de outubro de 2025
14:30 escutar a paisagem
Experiência imersiva orientada por uma narração, com recolha e escuta de sons representativos da comunidade piscatória da Afurada. Cada participante transporta consigo um leitor MP3 com faixas pré-gravadas, proporcionando um percurso sensorial e íntimo pelo território.
Duração: 1 hora
Observação: Os participantes receberão um kit com auscultadores e leitor de áudio.
Coproduçao: Imaginar do Gigante e Teatromosca
14:00 abertura
Sessão de boas-vindas e enquadramento do programa, com breve apresentação dos objetivos do projeto.
16:30 algo(a) sustentável
Oficina científica e criativa dedicada à produção de bioplásticos a partir de algas marinhas. Os participantes aprenderão todo o processo, desde a preparação da matéria-prima até à obtenção do produto final, promovendo a consciência ambiental através da experimentação.
Duração: 50 minutos
Organização: dois turnos de 25 minutos
Lotação: máximo de 20 participantes por turno (mediante inscrição)
15:30 o espuma do mar
Atividade: Instalação performativa e conversa
Instalação interativa inspirada numa "carta à espuma do mar", conduzindo o público por uma viagem entre o onírico e o real. Através de sons e imagens projetadas em diferentes suportes, propõe-se uma experiência sensorial e poética.
Seguido de uma conversa dedicada à importância da linguagem SPC (Símbolos Pictográficos para a Comunicação) no contexto escolar.
Em 2024 foi publicada a versão do texto "Espuma do Mar" em SPC, promovendo a inclusão de crianças com dificuldades na comunicação. O debate abordará os benefícios e desafios desta linguagem alternativa.
20:30 movimentos para permanecer no lugar
Local: Embarcação no Rio Douro
Atividade: Serviço de buffet volante e música ao vivo com:
O Mau Olhado é originalmente uma one man band instrumental nascida das ruas do Porto. João Cardoso traz este projeto à vida com recurso a uma loopstation, diversas percussões, e a guitarra como instrumento central. O Mau Olhado estabelece pontes entre o musicalmente erudito e o popular, entre a música ocidental e a música oriental, entre o passado e o futuro. Ao ouvinte é-lhe proposta uma viagem musical pelo mundo marcada pela espontaneidade e dinâmica, com uma forte componente de improviso e sempre com um groove que convida o ouvinte a dançar por entre as diferentes paisagens sonoras que são percorridas nesta viagem. Lançou recente o álbum “Os Cães Ladram” e irá apresentá-lo no dia 25 de Outubro no Linguarudos, no Centro Interpretativo da Afurada.
17:30 opostos para ver do outro lado
Atividade: Mesa-redonda
Conversa dedicada à criação de um Centro Nacional da ASSITEJ em Portugal, promovendo o diálogo entre agentes culturais nacionais e internacionais, com o intuito de articular redes e estratégias para o desenvolvimento das artes performativas para a infância e juventude.
Participação Especial:
Gonzalo Moreno
Secretário-geral da ASSITEJ Espanha
Gonzalo Moreno (Madrid, 1981) Gestor cultural sediado em Madrid (Espanha). Licenciado em História da Arte, trabalha há quase vinte anos em diferentes áreas da gestão cultural. Trabalhou em livrarias, editoras, gravadoras, estúdios de design e associações culturais sem fins lucrativos. Desde 2015, trabalha na ASSITEJ Espanha, centro nacional da maior rede mundial de artes cénicas, cujo objetivo é a defesa do direito de acesso à arte de crianças e jovens. Em 2018, passa a integrar a Direção da ASSITEJ Espanha como secretário-geral e, em 2024, no Congresso Mundial da ASSITEJ Internacional, é eleito para integrar o Comité Executivo da ASSITEJ Internacional.
