Oficina 1. 

DESENHAR COM CARIMBOS


Oficina de desenho/ pintura com carimbos.

Vamos transformar letras, números e pequenas imagens naquela que será a vossa versão do cartaz dos Gigantes Invisíveis de 2018.

Oficina 4. 

LIVROS ANIMADOS 


Uma das principais influências desta oficina é o trabalho do japonês Katsumi Komagata. A simplicidade e a elegância são as palavras que nos guiam nesta descoberta do maravilhoso mundo dos Livros de Artista.

Dividido em 3 partes essenciais: primeiro veremos exemplos dos mais importantes e interessantes livros pop-up e dos livros-objeto. Segue-se uma fase de experimentação de técnicas de corte e colagem, focando a mecânica do Pop-up.

Por fim, cada participante cria o seu próprio livro, com uma ilustração tridimensional repleta de formas e imagens originais.

Oficina 2. 

PROCURADOS


Oficina de carticatura.

Utilizando a familiar imagem dos criminosos procurados, várias vezes vista em desenhos animados e livros ilustrados, vamos brincar com as caras que nos rodeiam!

Oficina 5. 

O MEU MARCADOR

DE LIVROS


Passamos os nossos dias rodeados de tipos de letras e, regra geral, não as vemos. Olhamos uma palavra e vemos o seu significado, a sua mensagem. Raramente paramos para pensar na sua forma e como esta poderá ter sido construída.

Nesta atividade vamos convidar as crianças a olhar as letras e, a partir daí, a criar os seus próprios alfabetos. No final, cada criança levará consigo marcador/marcadores de livros personalizado(s) e único(s), para marcar(em) as suas leituras.

Oficina 7. 

ANIMALÁRIO


No mundo encantado dos Gigantes Invisíveis encontramos um conjunto maravilhoso de criaturas mágicas. E que só podem ser vistas por pessoas muito especiais… como tu! Vamos desenhá-las num Animalário – o teu diário especial de registo de criaturas mágicas!

Oficina 3. 

O DEVORADOR DE LIVROS


Da mesma maneira que olhamos para uma nuvem e identificamos uma tartaruga e outras formas, olhamos para um envelope e podemos imaginar um comedor de papel. E as letras? As letras também são formas, não querem ser sempre lidas... também gostam de ser vistas. E se olharmos para um A? Será que vemos uma montanha? Um dente de tubarão? Uma Pirâmide do Egipto? Ou um bico de pássaro? E um O? Uma bola? Um olho? Uma baga de uva? O Mundo?

Oficina 6

ENCADERNAÇÂO EM 

CORRENTE


Nesta oficina os participantes têm a oportunidade de construir um livro, totalmente encadernado por si, através da manipulação de diferentes instrumentos e técnicas.

Inicialmente são expostas algumas técnicas relevantes, bem como teoria de apoio.

Cada participante poderá personalizar o seu livro com folhas e papeis a seu gosto ou até mesmo uma imagem para a capa.

ESTRUTURA FINANCIADA