PROGRAMA OVAR
21 MAIO
15:30h Abertura
Sessão de abertura pelas entidades oficiais.
16:30h Falei Com o Autor
ANDRÉ LETRIA e TERESA CORTEZ
17:30 Faz das Tuas
Oficina de Carimbos / Moving Type
23, 24, 26 e 27 MAIO
9:30h às 12:30h
OFICINAS EDUCATIVAS PARA ESCOLAS
28 MAIO
15:30h Faz das Tuas
Oficina de ilustração com ANABELA DIAS
16:30h Falei com o Autor
ADÉLIA CARVALHO
17:30h Gestos Fonéticos
RETRATO FALADO espetáculo multimédia e ilustração de
JOÃO FAZENDA e PEDRO SILVA MARTINS
Obs.: espetáculo Retrato Falado com lotação limitada à capacidade da sala
PROGRAMA TIMOR-LESTE
25 OUTUBRO
Livros no Ar
Sessão de abertura apresentação e lançamento do livro PLOUF
Ilustra-me
Exposição ilustração de ANABELA DIAS
Gestos Fonéticos
PLOUF Teatro Para Pequenos Gigantes
26 OUTUBRO
Faz das Tuas
Oficinas educativas para escolas
Gestos Fonéticos
PLOUF Teatro Para Pequenos Gigantes (escolas)
27 OUTUBRO
Conto Contigo
Conto encenado
A LISTA NEGRA DA ZEBRA de PEDRO SARAIVA
Faz das Tuas
Jogos interativos de leitura, escrita e linguagem
Falei com o Autor
Conversas com AUTORES de TIMOR-LESTE
Fecho: Piquenique
Oficina 1.
GIGANTE (BEM) VISÍVEL
Vamos encher o Parque de Gigantes Invisíveis? Vem imprimir numa máquina fantástica, completamente manual, e com resultados únicos! Junta-te a nós nesta aventura! Explicação da actividade: Impressão conjunta de um cartaz gigante com o nome do encontro “Gigantes Invisíveis”, a partir da utilização de uma máquina impressora móvel. Os participantes vão imprimir as letras num cartaz gigante, utilizando carimbos manuais para compor a textura presente na letra. O objetivo é, com o passar da semana, encher o recinto com estes Gigantes (bem) visíveis construídos por todos participantes.. Parceria com o projecto MovingType.
Oficina 2.
POESIA VISUAL
Vamos moldar as palavras e transformá-las em imagens, vamos desenhar com letras e dar-lhes uma nova organização. Na oficina de poesia visual a palavra e a imagem dão as mãos e não sabemos onde começa uma e acaba a outra. Explicação da actividade: 2 frascos com papéis: um frasco para palavras e um frasco para frases; Em cada frasco, cada papel tem uma inscrição que é o motor de arranque do trabalho. No local da oficina são expostos exemplos para inspirar as crianças.
Oficina 3.
MAPAMUNDINHOS
FANZINE-ATLAS
É o resultado final desta oficina onde cada criança constrói pequenos Atlas pessoais. Explicação da actividade: Sob um processo de criação orientado, e partindo das zines, cada aluno constrói um pequeno atlas pessoal. Neles, as crianças irão explorar os seus quotidianos, através de desenhos, mapas e legendas explicativas. Estes trabalhos podem ser ampliados em trabalhos de casa, após a oficina.
Oficina 4.
EX-LIBRIS
Vem descobrir e criar o teu Eu literário! Explicação da actividade: Será proposto aos alunos a construção do seu ex-libris, através de gravações em polipropileno condensado. Os carimbos finais ficam para os alunos.
Oficina 5.
LIVRO BAIONETA
Vem descobrir de que forma uma baioneta pode ser utilizada na construção de um livro… Explicação da actividade: Oficina de construção de livro, através de dobragens e recortes
RETRATO FALADO
de João Fazenda e Pedro Silva Martins
Jorge vive dentro de uma moldura muito especial numa casa cheia de fotografias. Os seus pais às vezes não sabem onde é que ele anda porque o Jorge adora saltar de fotografia em fotografia e descobrir as suas histórias.
Com texto de Pedro da Silva Martins, através da projeção e manipulação de desenhos da autoria do ilustrador João Fazenda, e acompanhado pela música e voz de Bruno Humberto, vamos conhecer a incrível aventura do Jorge que nasceu feito de papel e tinta e se transformou em alguém que gosta mesmo é de desenhar!
Um espetáculo que recorre a meios muito simples para contar uma história sobre as imagens, a memória e a liberdade da imaginação. Através da projeções de imagens manipuladas a partir de um retroprojector e um projetor de slides, da música feita ao vivo e da voz do narrador, ficamos a conhecer a história do Jorge, um menino que nasceu em fotografia e que vive numa casa feita só de álbuns de fotografias. As projeções misturam desenho ao vivo com transparências, sombras chinesas e slides, acompanhadas pelo narrador que também toca pequenos instrumentos e cria sons variados. Tudo isto é feito à vista do público para permitir que assista ao espetáculo e simultaneamente possa ver como é feito.
Ficha Artística
Autoria: João Fazenda e Pedro da Silva Martins
Direção artística, Desenho ao vivo, manipulação de imagens e recortes: João Fazenda
Texto: Pedro da Silva Martins
Música, sonoplastia e narração: Bruno Humberto
Uma coprodução e encomenda:
Maria Matos Teatro Municipal (2014)
Duração: 35 min
Lotação: 80 pessoas
PATO LÓGICO
Editora Convidada
O Pato Lógico é um animal editorial que faz livros. Uns têm folhas que se viram para desvendar a página seguinte, outros vivem dentro de ecrãs. São livros para os mais novos ou para os mais velhos, para altos ou baixos, para quem se acha normal entre aspas ou para aqueles que se sentem estrambólicos entre os normais.
Os livros do Pato têm pernas para andar, asas para voar e ideias que se viram para quem está para aí virado.