GIGANTES INVISÍVEIS
9º Encontro Literário Para Os Mais Novos Leitores, 2024
OVAR 25 A 30 ABRIL
PARQUE AMBIENTAL DO BUÇAQUINHO
Esmoriz/Cortegaça
O dia 25 de abril foi, sem dúvida, o início da formação Portugal Contemporâneo. Todos nós sabemos que é com o colapso da guerra colonial portuguesa que os movimentos de libertação surgiram.
Foi a partir da Guiné-Bissau que se desferiram os golpes fatais na ditadura colonial.
É neste impulso que Portugal, com o movimento das forças armadas, se reorganiza e liberta de anos de ditadura.
Este foi também o início do reconhecer do direito dos povos colonizados à sua independência total.
Explicar às crianças o que é a liberdade é um legado que nos compete a nós adultos.
Em 2024 Portugal faz 50 anos de conquista da sua liberdade, e Amílcar Cabral faz 100 anos de nascimento. Uma ótima oportunidade de voltar ao encontro e à confraternização entre os povos e as sua culturas.
INVISIBLE GIANTS 9th Literary Meeting for the Youngest Readers 2024 Meeting to promote reading through the arts. From April 25th to 30th at Buçaquinho Environmental Park, Esmoriz/Cortegaça, OVAR. The giant world of books interacts with several formats of contemporary literature for children. From theatre shows, music, dance, image, or performances, we discover a book, an author, a work, and an artist. A literary meeting where an outdoor park takes us on a journey through the unimaginable worlds of books.
25
QUINTA-FEIRA
DIA DA LIBERDADE
14:30
15:30
17:30
MEDONHOS
EXPOSIÇÃO DE ILUSTRAÇÃO
PAULA MOITA
QUARTETO DE CORDAS
MÚSICA
ORQUESTRA SINFÓNICA JUVENIL DE LISBOA
O Quarteto de Cordas da Orquestra Sinfónica Juvenil inclui elementos da Orquestra Sinfónica Juvenil e é constituído por jovens instrumentistas portugueses com formação superior, elevado potencial artístico e larga experiência profissional, representando um novo conceito de animação cultural revestido de grande ecletismo.
O seu repertório é muito vasto e inclui obras e compositores de todos os estilos e épocas, assegurando assim a versatilidade necessária para diferentes ocasiões ou eventos.
O Quarteto de Cordas da OSJ tem-se apresentado nas mais diversas ações: concertos, festivais, dinamizações musicais, etc.
Mantém uma estreita colaboração com Câmaras Municipais de todo o país, para as quais realiza ações pedagógicas junto de jovens, recitais e animação de eventos.
Tal como o agrupamento que lhe deu origem – a Orquestra Sinfónica Juvenil – também este quarteto está especialmente vocacionado para ações: pedagógicas, levando a música erudita a jovens e a públicos menos beneficiados por esta forma artística.
O repertório deste quarteto de cordas abrange um vasto leque da história da música, fundamentalmente, do barroco aos nossos dias.
Violino: Nuno Rodrigues, Violino: Ana Carolina Correia, Viola: Sara Valentim, Violoncelo: Teresa Martins
16:30
Lisboa
Lisboa
18:30
ESPERA
CIRCO / DANÇA
CIRCO EIA Espanha
Prémio da Crítica 2017 de Melhor espetáculo de Rua;
Prémio ao melhor espetáculo no Festival TAC de Valladolid 2021
Espera é um espetáculo de circo participativo, onde o público é convidado, de forma sensível e muito subtil, a vivenciar de perto as acrobacias que ocorrem no palco.
Quando a fronteira entre palco e público desaparece, o espetáculo torna-se uma ocasião para partilhar uma experiência coletiva, onde olhamos uns para os outros como estranhos e ouvimo-nos uns aos outros com os nossos corpos.
Numa atmosfera que nos transporta para um lugar fora do tempo, feito de movimentos simples, os acrobatas tornam-se artesãos do movimento e surgem paisagens perdidas, repletas de gestos humanos e encontros sinceros.
Ideia Original e Direção: Francesca Lissia y Celso Pereira Interpretes: Celso Pereira y Francesca Lissia Produção: Compañia de circo “eia” Música: Micah Paul Hinson, Kepa Junquera, Chango Spasiuk, Sondeseu Con los consejos de Cristiano Della Monica Colaboração de Artistas: Juana Beltran, Jose Luis Redondo, John Paul Zaccarini, Ivar Hecksher, Ingrid Esperanza, Studium Canticum, Manu Vision Barcelona, Federico Carta. Cenografia: Celso Pereira y Francesca Lissia Floc a Floc Creacions Campanacci Ditta Sulis Con los consejos de Slow Fusta and Carpinteria y Restauración Peimar Figurinos: Olga Arizaga, Fabrizio Giannini Comunicação: Eva Romero Apoio: La Central del Circ Colaboração: L’Estruch Fàbrica de Creació de les Arts en Viu de Sabadell, Circolo Baladi, NunArt, La Nave del Otto Apoio Institucional: INAEM, Institut Ramon Llull
LIBERDADE É
LANÇAMENTO DO LIVRO *
ESTABELECIMENTO PRISIONAL DE AVEIRO, AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DE OVAR E AVEIRO E UNIVERSIDADE DE AVEIRO
Este projeto colaborativo e plural teve origem em 2023, tendo como mote um simples desabafo de um recluso do Estabelecimento Prisional de Aveiro, que expressou “que não sabia já há quanto tempo não abraçava uma árvore”.
A simplicidade e o alcance desta afirmação levaram a equipa da AdRA e de docentes do Estabelecimento prisional a refletir sobre as várias “formas” e interpretações do que é a liberdade. Este foi o gatilho que despoletou uma série de contactos e brainstormings com várias outras entidades. Essas entidades (Estabelecimento Prisional de Aveiro, Agrupamentos de Ovar e Aveiro, Universidade de Averio) acabaram, no seu conjunto, por formar a equipa que produziu as diferentes partes que em conjunto deram corpo a este livro.
Ao juntarmos as visões de públicos tão diversos como reclusos ou crianças do 1º ciclo, cumpria-se o principal objetivo deste projeto: mostrar a multiplicidade e diversidade da ideia de liberdade consoante a pessoa, idade, estrato socio económico, geografia, etc.. Assim, as perspetivas e ideias de liberdade de reclusos do EPA foram expressas em texto. Esses textos foram depois ilustrados por alunos do 2º ano do 1º ciclo do AE de Ovar, e perspetivados ambientalmente e socialmente por alunos do secundário de Aveiro. Todos estes contributos foram alinhados e compilados num livro chamado “Liberdade é”.
APRESENTAÇÂO PELAS ENTIDADES OFICIAIS
Câmara Municipal de Ovar, Junta de Freguesia de Esmoriz, Junta de Freguesia de Cortegaça e Adra
UM VASO PARA UM CRAVO
OFICINA DE ILUSTRAÇÃO
ANABELA DIAS
Oficina de ilustração para famílias sobre a Liberdade. Pintar, imaginar e continuar a plantar a democracia é o mote para crescer em liberdade. A Anabela Dias é ilustradora de vários livros editados pela Imaginar do Gigante, Areias, Plouf e o Duas Casas. Ao longo das 8 edições dos Gigantes Invisíveis, tem concebido o design e a imagem deste encontro.
Ilustradora
Ilustradora
Circo Eia (Espanha)
Circo Eia (Espanha)
26-29
-
30
ESCOLAS
4ºAno 1º Ciclo
9:30_12:30
BURILAR OFICINAS
Coletivo Multidisciplinar - Artes Visuais, Artes Performativas E Design, Que Atua Na Área Da Mediação De Públicos Através De Processos Criativos.
Direção Artística: Lara Soares e Sandra Barros
Oficina 1.
QUAL É A TUA PERGUNTA?
Cada um de nós tem muitas perguntas para fazer. Por vezes tantas que a nossa cabeça parece querer explodir!
Qual é a tua pergunta?
Nesta oficina podes dar forma à pergunta que escolhes fazer ao mundo.
PLOUF
LANÇAMENTO DO LIVRO 2ª EDIÇÂO
IMAGINAR DO GIGANTE
A 1ª edição do livro Plouf, ilustrado por Anabela Dias e escrito por Pedro Saraiva, foi galardoado com uma "Menção Honrosa atribuída pela revista norte-americana 3X3", em 2016, e uma Menção Honrosa no concurso "Nami Island International Picture Book Illustration Concours", Coreia do Sul, em 2017.
O Livro foi lançado em Timor Leste na Fundação Oriente de Díli, em outubro de 2016, teve edição bilingue em Português-Tetum (língua nativa de Timor-Leste), uma versão Português-Inglês e uma versão Português-Francês. Estando esgotada todas as edições. O lançamento da 2ª edição em bilingue, português e francês, terá uma apresentação com os autores. No final será oferecido um exemplar a cada participante das escolas do concelho de Ovar.
Ilustração e design: Anabela Dias Texto Pedro Saraiva 2ª edição Imaginar do Gigante
Livro 2ª edição
Livro 2ª edição
Oficina 2.
FORMAS E PALAVRAS DA LIBERDADE
E se pudesses desenhar, colar, riscar e escrever um cartaz sobre o que é ser livre, o que significa liberdade?
Vem misturar as tuas escolhas com a tua imaginação e criar um cartaz para mostrar ao mundo o que pensas e sentes sobre a Liberdade.
Oficina 3.
MANIFESTO PARA SER LIVRE
Todos temos uma voz no mundo!
Qual é a tua voz interior? O que gostarias de gritar para que os outros ouçam?
O teu manifesto aqui terá lugar! Vem criar com todas as tuas ideias, personagens, sonhos e desejos!
GIRA MUNDO
TEATRO QUADRILHA
Gira Mundo é um espetáculo que invoca uma viagem singular pelo mundo, guiada pelo mapa mental dos lugares, dos povos e das culturas. Recorrendo a objetos do quotidiano, os dois personagens, Dias e Passaporte, subvertem o seu uso atribuindo-lhes novas e variadas funções. Num universo recôndito da infância, onde um escadote se transforma na Torre Eiffel, num barco ou num elefante, o público é implicado permanentemente a construir mentalmente as cenas.
Através de uma abordagem poética do universo da geografia, da história, da cultura e das tradições, Gira Mundo assenta num cruzamento entre o teatro clássico e contemporâneo com inspiração no romance de Júlio Verne, A Volta ao Mundo em 80 dias.
Direção Artística: Fernando Leiras
Para todos os públicos
Teatro Quadrilha
Teatro Quadrilha
27
SÁBADO
14:30
À CONVERSA COM O AUTOR
CONVERSAS *
KÁTIA CASIMIRO (Guiné-Bissau)
Escritora, natural da Guiné-Bissau. Autora de várias obras infantojuvenis, bem como participante em diversas coletâneas e antologias dentro da lusofonia. Íris e o jogo das cores, O Abutre Vaidoso, A Cana de Bambu, são algumas das suas obras infantis com mais destaque. Autora de diversos contos na Coletânea Entre Fronteiras da Associação Portuguesa Escrita e Arte Lusófona. Autora participante em diversa antologias e coletâneas da Chiado Books. Autora na "Antologia Poética da Imigração Lusófona - Kotter Editorial. Vencedora do PRÉMIO DAMA DE FERRO - Literatura, Guiné-Bissau 2020. Vencedora Mérito - kamakosa 51 - maio 2023. Vencedora do PRÉMIO "West African Leadership Summit, Nigéria 2023. Vencedora da Literatura 2023 - Awards Chamrme e Pretígio - Portugal 2023. Vencedora categoria Escritores 2023 - Nô Sta Djunto, Guiné-Bissau, 2023.
Participação do músico CHARLES DOMINGOS (Guiné-Bissau)
Escritora e contadora de histórias Guiné-Bissau
Escritora e contadora de histórias Guiné-Bissau
Conversa moderada por AMADU DAFÉ (Guiné-Bissau)
Nasceu na Guiné-Bissau. É autor de A Cidade que Tudo Devorou, Nimba Edições, 2022; Ussu de Bissau, 2019,Manufactura Editora (obra finalista do Prémio Literário Fundação Eça de Queiroz e BCP 2021); Jasmim, 2020, Manufactura Editora (traduzida para a língua alemã); Magarias, Esfera do Caos–Editores, 2017; e coautor do Fora de Jogo, coletânea de contos, em edição comemorativa dos 25 anos da Editora KuSiMon, 2019. Foi vencedor (2x) do Prémio Literário José Carlos Schwarz (2017 e 2015) e do Prémio Literário Internacional Conto Infantil – Matilde Rosa Araújo (2012). É membro da Associação dos Escritores da Guiné-Bissau (AEGUI) e do PEN-CLUB Guiné-Bissau.
16:30
ANTIPRINCESAS – CLARICE LISPECTOR
TEATRO *
CLÁUDIA GAIOLAS
Clarice Lispector nasceu na Ucrânia, numa aldeia que não figura no mapa de tão pequena e insignificante. Os seus pais fugiram da guerra e foram parar ao Brasil, onde Clarice cresceu e se tornou uma grande escritora. Escrevia sobre os mistérios do universo e da alma humana, mas também sobre galinhas fugitivas, coelhos pensantes e um cachorro que comia cigarros. Nesta peça, incluída no ciclo antiprincesas, partimos ao encontro desta escritora.
O ciclo antiprincesas nasce a partir da coleção de livros com o mesmo nome, que nos leva à descoberta de mulheres que marcaram a história. A pintora mexicana Frida Kahlo, a compositora e cantora chilena Violeta Parra, a militar boliviana de origem indígena Juana Azurduy e a escritora brasileira Clarice Lispector, são as mulheres que integram este conjunto inicial de quatro espetáculos. Mulheres sem coroas, que não viveram em castelos e não tinham superpoderes, mulheres comuns, heroínas na vida real que desafiaram os cânones e revolucionaram o mundo através da arte, literatura ou política.
Direção e interpretação: Cláudia Gaiolas Assistência de direção: Leonor Cabral Dramaturgia: Alex Cassal Cenografia e figurinos: Ângela Rocha
Desenho de luz: Daniel Worm Fotografia: José Frade Produção executiva: Armando Valente Coprodução: Teatro Meia Volta e Depois à Esquerda Quando Eu Disser e São Luiz Teatro Municipal
Uma encomenda São Luiz Teatro Municipal e Programação em Espaço Público, a partir da coleção Antiprincesas, edição de parceria entre a Tinta-da-China e a EGEAC.
Cláudia Gaiolas
Cláudia Gaiolas
Escritor Guiné-Bissau
Escritor Guiné-Bissau
18:30
ROSTOS ÚNICOS
WORKSHOP DE ARTE PARA FAMÍLIAS
CATARINA PEIXOTO
Nasceu em Guimarães em 1994 e mestreou-se em ilustração na Escola Superior Artística de Guimarães (ESAG), licenciou-se em design gráfico e publicidade na Escola Superior de Estudos Industriais e Gestão (ESEIG) e frequentou o curso de design de comunicação na Escola Artística Soares dos Reis. Ao longo dos tempos tem vindo a colaborar em vários projetos, desde a ilustração ao design gráfico. Em 2021 venceu o prémio de Jovens Criadores na categoria de ilustração e banda desenhada com o projeto Postais Ilustrados de Guimarães. Atualmente trabalha como freelancer. Pontualmente dinamiza workshops tendo
por base a exploração da criatividade.
17:30
O ESPUMA DO MAR EM SPC
APRESENTAÇÂO DO PROJETO EM SIMBOLOS SPC
CATARINA PEIXOTO
SPC (Sistema Pictográfico para a Comunicação). O referido sistema consiste em facilitar a comunicação de crianças e adultos, com dificuldades em comunicar, através da fala, ou dos gestos. Os símbolos atuam como facilitadores da comunicação, para além de estimular a leitura e a escrita. Tem como principal objetivo facilitar a comunicação de pessoas com dificuldade de comunicar oralmente devido a deficiência motora ou auditiva.
Ilustradora
Ilustradora
28
DOMINGO
14:30
INSTANTE
APRESENTAÇÃO DO LIVRO *
VIRGÍNIA MILLEFIORI E HELENA ZÁLIA
O que acontece quando nos detemos a observar o que vemos, a viver simplesmente o momento? Através da relação de um avô com o seu neto, o leitor é primeiramente convidado a visitar memórias de infância através dos sentidos que a povoam: os aromas, paladares, sensações, imagens. Depois, segue-se o grande acontecimento que marca a narrativa - a observação da migração das andorinhas no final do verão. Como é que um e outro irá registar esse instante? A linguagem poética do texto, complementada pela singularidade do traço das ilustrações, permitem ao leitor uma espécie de olhar contemplativo e a certeza de que há momentos que nunca se repetem.
Texto: Virgínia Millefiori, Ilustrações: Helena Zália Edição de Autor / setembro 2023
Livro
Livro
EM PERMANÊNCIA NOS DIAS 25,26,27 e 28
VERSOS QUE ANIDAN
INSTALAÇÃO
BAYCHIMO TEATRO Espanha
Instalação poética onde as palavras se transformam e ultrapassam as fronteiras dos espaços convencionais. Constitui uma expansão da literatura do seu meio escrito e oral para o campo espacial, visual, corporal e sonoro.
Os poemas vão ao encontro do caminho do caminhante para lhe oferecer uma experiência efêmera e convidá-lo a mergulhar em um território além do contexto que costumamos chamar de poesia.
Instalação poética
Instalação poética
16:30
PRIMAVERA NA ASA
OFICINA DE EXPRESSÃO PLÁSTICA
HELENA ZÁLIA
Elogio à Primavera e ao despertar da vida, com a criação de uma composição plástica, tendo como mote o livro “Instante”.
• utilização de uma paleta de cor limitada.
• exploração da técnica de expressão plástica:. carimbo com espuma de borracha.
Helena Zália nasceu numa madrugada de abril em Guimarães.
Cresceu no campo e crê que este contacto com a natureza lhe aguçou a curiosidade, o espírito inquieto, o deslumbramento pelo que a rodeia, e sobretudo, o instinto de transformar/criar coisas, ao mesmo tempo que raízes profundas a agarraram às imagens, ao desenho, às cores, aos livros e ao fascínio pela criação
artística nos seus vários domínios.
O ensino de Educação Visual e o Design de Comunicação/Produção Gráfica são a sua formação académica, mas também a pintura, a gravura, a fotografia, a costura, a
criação de personagens tridimensionais e a ilustração têm servido para se expressar e comunicar ao longo dos anos.
Além de ser professora de Educação Visual, orienta oficinas, e de tempos a tempos, vai mostrando o seu trabalho em encontros, concursos, exposições coletivas e individuais, sobretudo no domínio da ilustração. Ilustrou alguns contos, sobretudo contos infantis.
Em 2016, dando resposta à sua paixão pelo livro enquanto objeto, criou a zai-zai edições, onde desenvolve minilivros experimentais.
Ilustradora do Livro Instante
Ilustradora do Livro Instante
EM PERMANÊNCIA
VERSOS QUE ANIDAN
INSTALAÇÃO
MEDONHOS
EXPOSIÇÃO DE ILUSTRAÇÃO
QUIOSQUE
INFORMATIVO E VENDA DE OBJETOS DE LEITURA
25, 27 e 28 ABRIL ESPETÁCULOS E CONVERSAS
* com interpretação em língua gestual portuguesa
por Ana Oliveira
26, 29 e 30 ABRIL Oferta do livro "Plouf" aos alunos participantes das escolas do 4º Ano do 1º Ciclo do concelho de Ovar
FICHA TÉCNICA:
Câmara Municipal de Ovar Praça da República 3880 - 141 OVAR Tel: 256 581 300 Parque Ambiental do Buçaquinho Rua do Buçaquinho | 3885-526 Esmoriz Long. 8º 38' 19,738'' Lat. 40º 57' 00,985'' N Divisão do Ambiente da Câmara Municipal de Ovar e-mail: eixo@cm-ovar.pt
Direção Artística: Pedro Saraiva Serviço Educativo: Elsa Martinho Produção Executiva: Teresa Fonseca e Costa, Silvânia Barrios e João Amorim Direção Técnica: Hugo Martins Vídeo Promocional Pedro David Fotografia de Cena e Vídeo: Mário Costa Design: Anabela Dias Assessor Imprensa João Arezes Analise de textos: Paula Ferreira Iniciativa: Câmara Municipal de Ovar, Ovar Cultura, EIXO Aprendizagem Criativa e Imaginar do Gigante Apoio: Junta de Freguesia de Esmoriz, Junta de Freguesia de Cortegaça, Parque Ambiental do Buçaquinho, Cafetaria do PAB, Antena 2, Rádio Nova, Rádio AVFM, Descampado Artistas Associados, ASSITEJ International Association of Theatre for Children and Young People