GIGANTES INVISÍVEIS
8º Encontro Literário Para Os Mais Novos Leitores, 2023
OVAR 25 A 30 ABRIL
PARQUE AMBIENTAL DO BUÇAQUINHO
Esmoriz/Cortegaça
O mundo gigante dos livros interage com vários formatos da literatura contemporânea para crianças. A partir de espetáculos de teatro, música, dança, imagem ou performances, descobrimos um livro, um autor, uma obra e um artista. Um encontro literário onde um parque ao ar livre nos leva a viajar pelos mundos inimagináveis dos livros.
INVISIBLE GIANTS 7th Literary Meeting for the Newest Readers 2022 Meeting to promote reading through the arts. April 25th to 30th Buçaquinho Environmental Park Esmoriz/Cortegaça OVAR The giant world of books interacts with several formats of contemporary literature for children. From theater shows, music, dance, image, or performances, we discover a book, an author, a work and an artist. A literary encounter where an outdoor park takes us on a journey through the unimaginable worlds of books.
25
ABR
TERÇA-FEIRA
DIA DA LIBERDADE
14:30
15:30
16:30
17:30
ABERTURA
Sessão de abertura com entidades oficiais.
GIVE IT A SPIN DANÇA E MÚSICA
Pisando Ovos (Espanha)
O que acontece quando um espaço se funde com música e movimento? Num estado puro e minimalista, um DJ encontra uma bailarina, num diálogo sem palavras, rico na repetição e na transformação do movimento em som. Um encontro de corpos que resistem até na forma de um abraço contínuo. Give it a Spin é um projeto que reflete sobre as imagens e atitudes de nossos tempos, um anti-duelo na busca de uma nova linguagem artística.
Creación: Rut Balbis Interpretación: Jas Processor y Rut Balbí Música: Jas Processor Producción-distribución: Manu Lago Vídeo: Miramemira Colabora en producción: NORMALColaboran en gira: INAEM - Ministerio de Educación, Cultura y Deporte - Gobierno de España y AGADIC - Xunta de Galicia

Pisando Ovos (Espanha)

Pisando Ovos (Espanha)
O OLHAR (CURIOSO) DAS COISAS OFICINA
Burilar - Processos Criativos
Este projeto nasce de um desejo de aproximar a prática do desenho à do caminhar em meio natural e inspira o seu nome numa das obras de Ana Luísa Amaral (1956-2022). Podemos ir à procura das plantas e aromas próprios deste lugar, podemos dançar com as sombras ou experimentar as matérias que produzem pigmentos… Podemos dedicar um dia ao vento e ver como ele leva e traz vida, ou descobrir os insetos, as aves e outros bichos que aqui habitam. Sendo 25 de abril, iremos celebrar a nossa liberdade!

Burilar - Processos Criativos

Burilar - Processos Criativos
MEDONHOS EXPOSIÇÂO
Ilustrações de CLAÚDIA SALGUEIRO e CARLO GIOVANI
26
a
28
ABR
ESCOLAS
4ºAno 1º Ciclo
9:30_12:30
ALICE NO JARDIM TEATRO E CONTO
Teatromosca
O espetáculo "ALICE" é uma experiência teatral imersiva, inspirada no universo literário do escritor inglês Lewis Carroll ("Alice no País das Maravilhas" e "Alice do Outro Lado do Espelho"). Num cenário fantástico, que convocará um dos cinco sentidos ou vários sentidos em simultâneo. Manipulação de objetos e música ao vivo, interpretando algumas das mais reconhecidas personagens dos textos de Carroll, guiando os espetadores num espaço onde reina o absurdo e o estranho, feito de sons, cores, texturas e aromas, e onde os adereços de cena podem ser explorados pelo público, apelando sempre a formas diferentes de sentir e de agir.
Cocriação: Pedro Alves, Carolina Figueiredo e Pedro Silva Interpretação: Pedro Alves e Carolina Figueiredo Cenografia: Pedro Silva Fotografia: Catarina Lobo Vídeo Ricardo Reis Apoio Técnico: Carlos Arroja Ilustração e Design Gráfico: Alex Gozblau Produção Executiva: Inês Oliveira Produção: teatromosca
Financiamento: Ministério da Cultura / Direção-Geral das Artes e Câmara Municipal de Sintra
* apenas nos dias 27 e 28 abril

Teatromosca

Teatromosca
O MUNDO AO CONTRÁRIO OFICINAS
Chapa Azul
Rolhas, esponjas, elásticos, tintas e velhas radiografias servirão de pretexto e desafio à criatividade e à criação de imagens. Em um suporte de papel quadrado, os participantes serão desafiados a explorar matrizes em estêncil para a realização de um módulo, que será reproduzido sucessivamente até transformar-se em um padrão bastante original e pessoal.
BD
Proposta de trabalho baseada na BD e a sua linguagem gráfica. Desafia-se o grupo a explorar o universo da Banda Desenhada, através da sua sequência de imagem, movimento, signos gráficos e onomatopeias. O resultado dessa aventura gráfica será uma BD recheada das aventuras mais variadas que a imaginação conseguir. Depois de muitas impressões com carimbo, criação de textos e narrativas com marcadores coloridos, cada um irá levar para casa um BD com encadernação instantânea e muito original.
TANTA GENTE, TANTAS CARAS
Atividade divertida e colorida, onde se pretende explorar o mundo mágico de produção de múltiplos, onde cada participante irá idealizar a cara mais divertida que quiser. Com esta proposta pretende-se também sensibilizar para a diversidade étnica e cultural, cada dia mais presente na realidade das crianças. Como resultado, cada um irá levar para casa um poster, em formato A3 com a sua produção, podendo também explorar o mundo da tipografia e dar um título ao trabalho realizado.
COMBINAR E CRIAR
Algumas formas muito disformes, recortadas em plástico transparente, desafiam os participantes. Elas querem ser alguma coisa para além de simples recortes…. cabe a imaginação de cada criança dar-lhes outra vida, para isso terá de combiná-las, pintá-las, fazer desenhos com os dedos ou cotonetes e depois transferi-las para suporte de papel.
ISTO É TUDO INVENTADO DANÇA E TEATRO
Imaginar do Gigante
Uma estrela caminhava pela estrada do Reino, quando encontrou junto à margem um viajante intergaláctico. Olhou para ele e ele olhou para ela. No início só comunicavam por dimensões astronómicas. Como não existe definição exata entre o reino da Terra e o reino do espaço, juntaram as suas partículas e deram um abraço. Espetáculo de dança e teatro com objetos, sobre o espaço, as galáxias e os movimentos da rotação da terra…
Direção, Texto e Cenografia: Pedro Saraiva Interpretação: Joana Sarabando Música: Daily Misconceptions Fotografia de cena e vídeo: Mário Costa Ilustração e Design: Carlo Giovani Sonoplastia: Paulo Renato Produção: Imaginar do Gigante Duração: 40 minutos Público: M/3 anos

Imaginar do Gigante

Imaginar do Gigante
29
ABR
SÁBADO
DIA MUNDIAL DA DANÇA
14:30
À CONVERSA COM O AUTOR CONVERSAS
OLINDA BEJA (São Tomé e Príncipe)
No Pólo Norte as cores juntam-se nos céus formando um enorme manto branco. A mãe urso e o seu filhote brincam e dão grandes mergulhos no mar gelado. Depois secam a roupa ao frio e vão para casa fazer o jantar. Mas a cada dia que passa, as cidades aproximam-se e descongelam as suas casas. A mãe urso e o seu filhote partem. Para onde? É o que vamos descobrir.
O aquecimento global e a poluição dos mares tornou-se um dos maiores problemas da Terra. A partir da história de uma família de ursos polares, apresentamos um trabalho de arte e ambiente, com manipulação de objetos, marionetas e sombras projetadas.
Direção, manipulação e texto: Pedro Saraiva Colaboração no texto: Leonor Saraiva Brandão Cenografia: Pedro Saraiva, Sofia Pera e Miguel Seabra Construção Cenográfica: Luís Miguel "Fausto" Música: Daily Misconceptions Sonoplastia: Paulo Renato Fotografia de cena e vídeo: Mário Costa Ilustração, design e animação: Cátia Vidinhas Coprodução: CAO Centro de Arte de Ovar e Imaginar do Gigante Duração: 40 minutos Público: M/3 anos
GIGANTES INVISÍVEIS
2º Encontro Literário Para Os Mais Novos Leitores, 2023
SÃO TOMÉ E PRÍNCIPE 17 A 22 NOVEMBRO
CENTRO CULTURAL PORTUGUÊS
SÃO TOMÉ
A partir do mundo gigante dos livros, este encontro interage com vários formatos da literatura contemporânea para crianças. A partir de um espetáculo de teatro, música, dança, imagem ou uma performance, descobrimos um livro. O encontro literário Gigantes Invisíveis é já uma referência na literatura e nas artes contemporâneas para crianças em Portugal, estando destacado como um dos eventos mais originais do panorama literário português para a infância. Realizadas já sete edições no concelho de Ovar, com uma primeira edição realizada em Timor-Leste em 2016, uma edição na Guiné-Bissau em 2017, estando prevista uma segunda edição neste país. São Tomé e Príncipe abraça também este projeto que esperamos poder ver crescer através da criação de múltiplas parcerias com os autores e as comunidades de São Tomé e Príncipe.
Bem-vindos aos GIGANTES INVISÍVEIS!
17NOV
21NOV
SEXTA-FEIRA
18:00
18:30
18:30
ESCOLAS
9:30 e 14:30
CÁTIA VIDINAS EXPOSIÇÃO DE ILUSTRAÇÃO
Nasceu em Carrazeda de Ansiães, cidade do distrito de Bragança. Licenciou-se no Instituto Politécnico do Cávado e do Ave, em Design Gráfico. Posteriormente, tirou uma pós-graduação em Design de Imagem na Faculdade de Belas Artes, e recentemente terminou o mestrado em Multimédia, na Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto. Durante o seu percurso profissional tem vindo a coloborar com alguns gabinetes de design, agências de comunicação, editoras e estúdios de cinema de animação, exercendo actividades relacionadas com design, ilustração e animação. Até à data ilustrou vários livros infantis. Sendo destacado o seu trabalho em 2015, como o livro WonderPorto, no Prémio Nacional de ilustração.
O GRANDE LAGO TEATRO VISUAL
No Pólo Norte as cores juntam-se nos céus formando um enorme manto branco. A mãe urso e o seu filhote brincam e dão grandes mergulhos no mar gelado. Depois secam a roupa ao frio e vão para casa fazer o jantar. Mas a cada dia que passa, as cidades aproximam-se e descongelam as suas casas. A mãe urso e o seu filhote partem. Para onde? É o que vamos descobrir.
O aquecimento global e a poluição dos mares tornou-se um dos maiores problemas da Terra. A partir da história de uma família de ursos polares, apresentamos um trabalho de arte e ambiente, com manipulação de objetos, marionetas e sombras projetadas.
Direção, manipulação e texto: Pedro Saraiva Colaboração no texto: Leonor Saraiva Brandão Cenografia: Pedro Saraiva, Sofia Pera e Miguel Seabra Construção Cenográfica: Luís Miguel "Fausto" Música: Daily Misconceptions Sonoplastia: Paulo Renato Fotografia de cena e vídeo: Mário Costa Ilustração, design e animação: Cátia Vidinhas Coprodução: CAO Centro de Arte de Ovar e Imaginar do Gigante Duração: 40 minutos Público: M/3 anos

Teatro Visual I Imaginar do Gigante

Teatro Visual I Imaginar do Gigante
LIVRO O GRANDE LAGO
O plástico é um componente orgânico de polímeros sintéticos, produzido com base no petróleo, que serve de matéria-prima para o fabrico dos mais variados objetos e com uma durabilidade elevada, mas também com elevados riscos ambientais, sendo os oceanos uma das potenciais vítimas deste produto.
A edição do livro O GRANDE LAGO é bastante importante para a sensibilização e consciencialização ambiental: alertar para a poluição aquática, combater o lixo no mar e mobilizar as crianças e adultos para este problema. Presença do autor e ilustrador bem como elementos que participaram na conceção deste trabalho editorial

Livro de Cátia Vidinhas e Pedro Saraiva

Livro de Cátia Vidinhas e Pedro Saraiva
O GRANDE LAGO TEATRO VISUAL
No Pólo Norte as cores juntam-se nos céus formando um enorme manto branco. A mãe urso e o seu filhote brincam e dão grandes mergulhos no mar gelado. Depois secam a roupa ao frio e vão para casa fazer o jantar. Mas a cada dia que passa, as cidades aproximam-se e descongelam as suas casas. A mãe urso e o seu filhote partem. Para onde? É o que vamos descobrir.
O aquecimento global e a poluição dos mares tornou-se um dos maiores problemas da Terra. A partir da história de uma família de ursos polares, apresentamos um trabalho de arte e ambiente, com manipulação de objetos, marionetas e sombras projetadas.
Direção, manipulação e texto: Pedro Saraiva Colaboração no texto: Leonor Saraiva Brandão Cenografia: Pedro Saraiva, Sofia Pera e Miguel Seabra Construção Cenográfica: Luís Miguel "Fausto" Música: Daily Misconceptions Sonoplastia: Paulo Renato Fotografia de cena e vídeo: Mário Costa Ilustração, design e animação: Cátia Vidinhas Coprodução: CAO Centro de Arte de Ovar e Imaginar do Gigante Duração: 40 minutos Público: M/3 anos
ISTO É TUDO INVENTADO DANÇA E TEATRO
Imaginar do Gigante
Uma estrela caminhava pela estrada do Reino, quando encontrou junto à margem um viajante intergaláctico. Olhou para ele e ele olhou para ela. No início só comunicavam por dimensões astronómicas. Como não existe definição exata entre o reino da Terra e o reino do espaço, juntaram as suas partículas e deram um abraço. Espetáculo de dança e teatro com objetos, sobre o espaço, as galáxias e os movimentos da rotação da terra…
Direção, Texto e Cenografia: Pedro Saraiva Interpretação: Joana Sarabando Música: Daily Misconceptions Fotografia de cena e vídeo: Mário Costa Ilustração e Design: Carlo Giovani Sonoplastia: Paulo Renato Produção: Imaginar do Gigante Duração: 40 minutos Público: M/3 anos
FICHA TÉCNICA:
Câmara Municipal de Ovar Praça da República 3880 - 141 OVAR Tel: 256 581 300 Parque Ambiental do Buçaquinho Rua do Buçaquinho | 3885-526 Esmoriz Long. 8º 38' 19,738'' Lat. 40º 57' 00,985'' N Divisão do Ambiente da Câmara Municipal de Ovar e-mail: ecolinha@cm-ovar.pt
Direção Artística: Pedro Saraiva Serviço Educativo: Elsa Martinho Produção Executiva: Cátia Lopes e Joana Sarabando Apoio à Produção: João Amorim Assessoria de Imprensa: João Arezes Fotografia de Cena: Mário Costa Design: Anabela Dias Iniciativa: Câmara Municipal de Ovar, Ovar Cultura, EIXO Aprendizagem Criativa e Imaginar do Gigante Apoio: Junta de Freguesia de Esmoriz, Junta de Freguesia de Cortegaça, Parque Ambiental do Buçaquinho, Cafetaria do PAB, Antena 2, Rádio Nova, Descampado Artistas Associados, ASSITEJ International Association of Theatre for Children and Young People