GIGANTES INVISÍVEIS

Encontro Literário Para Os Mais Novos Leitores 2022

SÃO TOMÉ E PRÍNCIPE

 

11 A 15 NOVEMBRO

CENTRO CULTURAL PORTUGUÊS

São Tomé e Príncipe

A partir do mundo gigante dos livros, este encontro interage com vários formatos da literatura contemporânea para crianças. A partir de um espetáculo de teatro, música, dança, imagem ou uma performance, descobrimos um livro. O encontro literário Gigantes Invisíveis é já uma referência na literatura e nas artes contemporâneas para crianças em Portugal, estando destacado como um dos eventos mais originais do panorama literário português para a infância. Realizadas já sete edições no concelho de Ovar, com uma primeira edição realizada em Timor-Leste em 2016, uma edição na Guiné-Bissau em 2017, estando prevista uma segunda edição neste país. São Tomé e Príncipe abraça também este projeto que esperamos poder ver crescer através da criação de múltiplas parcerias com os autores e as comunidades de São Tomé e Príncipe.

Bem-vindos aos GIGANTES INVISÍVEIS!

11

NOV

SEXTA-FEIRA   CONVIDADOS E PÚBLICO GERAL

18:00

ABERTURA

SESSÃO DE ABERTURA 

EXPOSIÇÃO DE ILUSTRAÇÃO  

CARLO GIOVANI

Designer gráfico, ilustrador, artista visual e autor. O seu trabalho tem como base a constante experimentação de diferentes técnicas e estilos de representação visual, misturando-as em busca de ilustrações inusitadas e criativas, grande parte delas feitas em papel. Ao longo dos anos, recebeu importantes prémios internacionais, entre eles o Malofiej Infographics Award, o W3 Award Show, o Promax BDA Latin America e o Cannes Lion. É formado pela Universidade Federal de Santa Maria e no meio académico já ministrou palestras, masterclasses e workshops em universidades e instituições de ensino no Brasil, Argentina Portugal e Lituânia.

ISTO_E_TUDO_INVENTADO_V3_baixa_page-0002.jpg

ISTO É TUDO INVENTADO 

DANÇA E TEATRO DE OBJETOS 

Uma estrela caminhava pela estrada do Reino, quando encontrou junto à margem um viajante intergaláctico. Olhou para ele e ele olhou para ela. No início só comunicavam por dimensões astronómicas. Como não existe definição exata entre o reino da Terra e o reino do espaço, juntaram as suas partículas e deram um abraço.

 

Espetáculo de dança e teatro de objetos, sobre o espaço, as galáxias e os movimentos da rotação da terra.

 

M/3 anos

0V4A4536_edited.jpg

14

NOV

SEGUNDA-FEIRA    ESCOLAS

10:00

ISTO É TUDO INVENTADO   

DANÇA E TEATRO DE OBJETOS

O ESPUMA DO MAR  

CONTO INTERATIVO

O escuro pode meter muito medo, mas se esse escuro tiver luzes mágicas e histórias, tudo fica diferente. Um conto visual, sonoro, poético e mágico que só se consegue decifrar com uma luz especial. Música, sons e efeitos de luz vão envolver os participantes numa aventura visual e sonora.

 

M/3 anos

_edited.jpg

15

NOV

TERÇA-FEIRA    AUTORES E PROFESSORES

18:00

CONTO CONTIGO 

CONSTRUÇÃO DE UM CONTO ESCRITO E FALADO 

Escrever a partir de uma ou várias imagens é o princípio para conhecer e percorrer o mundo. Neste desafio o grupo irá, de uma forma divertida, começar a escrever um conto de raiz. Depois vai apresentá-lo e, quem sabe, se não vai resultar num livro, numa ilustração, num quadro, numa dança, numa instalação ou numa performance.

É o que vamos descobrir. 

À CONVERSA COM AUTORES E PROFESSORES  

DE SÃO TOMÉ E PRÍNCIPE 

Em 2023 o evento Gigantes Invisíveis – Encontro Literário Para Os Mais Novos Leitores em Ovar vai ter como foco autores convidados de São Tomé e Príncipe e da Guiné-Bissau. Esta conversa será uma forma de reforçar e criar laços e partilhas entre estas latitudes.

LANÇAMENTO DO LIVRO 

ISTO É TUDO INVENTADO DE PEDRO SARAIVA E CARLO GIOVANI 

Pedro Saraiva trabalha com e para crianças e jovens em várias comunidades e culturas nomeadamente em São Tomé e Príncipe onde viveu durante alguns anos. Participou na IV Bienal de Arte de STP organizado pela Teia D’Arte. A partir desse dia São Tomé ficou para sempre. Beijamins – Festival de Teatro para a Infância com 3 edições em São Tomé e Príncipe, onde o distrito de Água Izé gemina com Vila Nova de Gaia. O Festival foi responsável pela integração da disciplina de Teatro na Escola Portuguesa e no Liceu Nacional de STP. Participou na IV, V e VI Bienal de STP Trabalhou várias práticas artísticas e comunitárias com a UNICEF, Aliança Francesa e no Liceu Nacional de STP. Escreveu para a Televisão de São Tomé e para o Jornal Nacional Correio da Semana de STP. Trabalhou com a Escola + como Encenador e coreógrafo de vários projetos de teatro e dança no Centro Cultural Português de São Tomé e Príncipe. Em 2009 vence o Prémio de Mérito pelo Ministério da Cultura e Educação de São Tomé e Príncipe. Atualmente é diretor artístico e criativo da Imaginar do Gigante.

CENTRO CULTURAL PORTUGUÊS DE SÃO TOMÉ E PRÍNCIPE

Rua Patrice Lumumba, C.P. 454 - S. Tomé

Telefone: +(239) 222 14 55

ccpstp@gmail.com

Ficha Técnica: 

Direção Artística_ Pedro Saraiva Serviço Educativo_ Elsa Martinho Produção _ Celeste Sebastião, Centro Cultural Português e Imaginar do Gigante Apoio à Produção_ Tânia Pinto  Fotografia de Cena_ Mário Costa Design_ Anabela Dias Música_ Daily Misconceptions Apoio_ República Portuguesa – Cultura / Direção-Geral das Artes, Instituto Camões, Embaixada de Portugal em São Tomé e Príncipe, Banco Internacional de São Tomé e Príncipe, Câmara Municipal de Ovar, Ovar Cultura, Livraria Nón, Descampado Artistas Associados, Assitej International Association of Theatre for Children and Young People / Espanha.

 

Apoio à Comunicação:

Antena 2, RDP África, TVS Televisão de São Tomé e Príncipe, Jornal de Letras Artes e Ideias, Jornal Público 

ISTO_E_TUDO_INVENTADO_V3_baixa_page-0015.jpg