GIGANTES INVISÍVEIS

7º Encontro Literário Para Os Mais Novos Leitores 2022

                                             

    25 A 30 ABRIL

Parque Ambiental do Buçaquinho 

    Esmoriz/Cortegaça OVAR

 

11 A 15 NOVEMBRO

   Centro Cultural Português

São Tomé e Príncipe

O mundo gigante dos livros interage com vários formatos da literatura contemporânea para crianças. A partir de espetáculos de teatro, música, dança, imagem ou performances, descobrimos um livro, um autor, uma obra e um artista. Um encontro literário onde um parque ao ar livre nos leva a viajar pelos mundos inimagináveis dos livros.

INVISIBLE GIANTS  7th Literary Meeting for the Newest Readers 2022 Meeting to promote reading through the arts. April 25th to 30th Buçaquinho Environmental Park Esmoriz/Cortegaça OVAR The giant world of books interacts with several formats of contemporary literature for children. From theater shows, music, dance, image, or performances, we discover a book, an author, a work and an artist. A literary encounter where an outdoor park takes us on a journey through the unimaginable worlds of books.

PROGRAMA

SEGUNDA-FEIRA

Feriado

14:30

ABERTURA

Sessão de abertura. 

25

    ABR

HIPPOS TEATRO VISUAL 

Zum Zum Teatre ES

Num mundo onde animais e pessoas convivem diariamente, abordamos alguns hipopótamos, numa viagem dinâmica que pode ser uma fábula, uma metáfora ou uma reflexão sobre a humanidade animal.

hippos_04.jpg

THE POETS AND DRAGONS SOCIETY EDITORA CONVIDADA

Projeto literário com duas faces. A primeira tem a sua génese na ideia de celebrar a excelência da poesia e fomentar a criação e dedicação poéticas em língua portuguesa. A segunda tem origem no primeiro contacto dos mais novos com o livro e assenta na promoção da literatura e ilustração do livro infantil através do ato de contar histórias e da mediação de leitura. 

Quem nos vai contar isto tudo são a ELISABETE e o DINIZ, mentores deste belíssimo projeto literário.

TALVEZ UM CÃO LEITURA 

Contado pela  ISABEL PEIXEIRO, escritora e mediadora de leitura e escrita.

Adora passar os dias a experimentar a leitura e a escrita com miúdos e graúdos e jura a pés juntos que as histórias são um fator de crescimento. Sempre que pode, deixa-se ficar a ouvir o mar, de olhos fechados, para que a imaginação voe mais alto.

feira-do-livro-jornal.jpg

15:30

16:30

17:30

PERMANENTE

ILUSTRAÇÃO E NARRATIVA VISUAL OFICINA

Um jogo de palavras encontradas ao acaso irá levar-nos a criar uma rápida narrativa e a construir um pequeno cenário com papel, recortes, desenhos, colagens e surpresas a meio do caminho. Orientado por CARLO GIOVANI, designer gráfico e ilustrador.

ÁRVORE INSTALAÇÃO

O ar que a Árvore ocupa sugere-nos espaço. Proposta de transformar o espaço público e envolvê-lo com olhares, perguntas, divagações e pensamentos.

MEDONHOS EXPOSIÇÃO

Ilustrações originais do projeto, O Grande Lago, ilustrado por CÁTIA VIDINHAS 

26 a

29

    ABR

ESCOLAS

4ºAno 1º Ciclo

9:30_12:30

LENDA DAS AMENDOEIRAS EM FLOR CONTO

Teatro Extremo 

Um espetáculo que o Teatro Extremo criou com o objetivo de reavivar a memória dos tradicionais contadores de histórias, despertando o imaginário das crianças para novas leituras.

 

No reino árabe do Algarve, uma princesa padece de uma doença estranha. Um sábio e poeta descobre que a causa dessa doença é a saudade que a princesa sente da sua terra natal. 

ESTE É O LOBO CONTO

Kamishibai 

 

Com palavras simples e belas ilustrações, Alexandre Rampazo faz-nos regressar a um mundo onde nos confrontamos com personagens clássicas da nossa infância. Sobre a maravilhada amizade que nos prende e que nos deixa sem respirar até ao último instante.

Contado por RAQUEL ALMEIDA, apaixonada por livros, crianças e pela magia das viagens literárias.

Kamishibai  (kah-mee-she-bye) é uma forma de contar histórias com origem no Japão. Estas consistem em cartões robustos, maravilhosamente ilustrados. 

A MÁQUINA DE PÁSSAROS OFICINA 

A Máquina de Pássaros é uma performance de ilustração em que crianças interagem com uma máquina completamente analógica que emula uma interface digital com o objetivo de criar e libertar um pássaro.

CORRER RISCOS OFICINA

Para correr riscos é preciso arriscar. Pode ser muito perigoso, mas se tivermos música a desorientar, o risco pode aumentar. E é isso mesmo que pretendemos fazer, muitos riscos!

ESPUMA DO MAR OFICINA 

Vamos colocar os búzios nas orelhas e escrever uma carta ao Espuma Do Mar. Um áudio conto para ouvir, estar e dar voz ao movimento

Teatro Extremo_Lenda das Amendoeiras em Flor 2_©Vítor Cid.jpg
esteéolobo.jpg

30

    ABR

SABÁDO

14:30

MARIA JOÃO VIEGAS e CARLO GIOVANI LIVRO

 

Apresentação de um livro acabadinho de chegar ao mundo.  Nesta sessão com os autores podemos conversar e fazer perguntas difíceis. 

15:30

UNA MANZANITA UN MANZANO TEATRO DE PAPEL

De Paper ES

Aran deu uma mordida numa maçã e dentro encontrou um tesouro, uma pequena semente que, com a ajuda da terra e da chuva, se tornará uma bela macieira.

Cadernos e canções populares mostram-nos o ciclo da vida e o incrível mundo das plantas.

Um espetáculo de teatro de papel muito delicado para apreciarmos a poesia das coisas simples.

Joan-Alfred-i-AranS-768x576.jpg

16:30

17:30

ILUSTRAÇÃO E NARRATIVA VISUAL OFICINA

Um jogo de palavras encontradas ao acaso irá levar-nos a criar uma rápida narrativa e a construir um pequeno cenário com papel, recortes, desenhos, colagens e surpresas a meio do caminho. Orientado por CARLO GIOVANI designer gráfico e ilustrador.

MARIA JOÃO VIEGAS  LEITURAS 

Gosta de ler, escrever e contar histórias. Vem falar de coisas que a encantam, que lhe enchem o coração e a fazem feliz. 

Horário:   25 e 30 ABRIL 14:30 _ 18:30 Público em Geral   I  26 a 29 ABRIL 9:30 _ 12:30  Público Escolar   I   ENTRADA LIVRE até à lotação do espaço 

Câmara Municipal de Ovar Praça da República 3880 - 141 OVAR Tel: 256 581 300 Parque Ambiental do Buçaquinho Rua do Buçaquinho | 3885-526 Esmoriz Long. 8º 38' 19,738'' W | Lat. 40º 57' 00,985'' N Divisão do Ambiente da Câmara Municipal de Ovar e-mail: ecolinha@cm-ovar.pt

Ficha técnica: 

Direção Artística_ Pedro Saraiva Serviço Educativo_ Elsa Martinho Produção Executiva_ Andrea De Gabriel Vega Apoio à Produção_ Mária Brandão e Tânia Pinto Assessoria de Imprensa_ João Arezes Fotografia de Cena_ Mário Costa Design_ Anabela Dias