ANABELA

DIAS

Licenciou-se em Pintura em 1994 e obteve um prémio de Ilustração na 7ª Bienal de Jovens Criadores da Europa e do Mediterrâneo. Desde então, a ilustração para livros infantis e juvenis tem andado consigo de mãos dadas. Foi diretora de arte numa agência de publicidade, mais tarde tornou-se freelancer nas áreas da ilustração e design gráfico. Em 2011 foi distinguida no Prémio Nacional de Ilustração com o livro A Menina de Papel. Galardoada com uma Menção Honrosa no livro PLOUF da Imaginar do Gigante, atribuída pela revista norte-americana 3X3, em 2016, e uma Menção Honrosa no concurso "Nami Island International Picture Book Illustration Concours", Coreia do Sul, em 2017. Galardoada. Em 2018 Menção Honrosa atribuída pela revista norte-americana 3X3, no livro da Imaginar do Gigante, AREIAS.

                                                                                     

JOANA

RITA

 

Licenciada em Filosofia pela FCH da Universidade Católica. Desde 2008 que viajo pelo país promovendo oficinas de pensamento crítico e criativo. Integra a equipa docente da Pós-Graduação em Filosofia para Crianças da Universidade Católica e foi oradora numa TEDx talk. Membro honorário da Federação Mexicana de Filosofia para Crianças, da Sociedade Portuguesa de Filosofia, da Sophia Network e do The International Council of Philosophy Inquiry with Children (ICPIC). Sou co-fundadora dos encontros Sentir Pensamentos | Pensar Sentidos. Presente nos Gigantes Invisíveis com oficina de Filosofia.

                                                                                     

ANDREIA

AMORIM

 

Nasceu em Vila Nova de Gaia, em 1974. Licenciada em Estudos Portugueses (ramo de Formação Educacional) pela Universidade do Algarve, especializada em Ciências Documentais (variante Bibliotecas e Centros de Documentação) pela Universidade Portucalense, pós-graduada em Literatura Portuguesa - Infantojuvenil - pela Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro. Possui vasta formação contínua na área da promoção cultural, da leitura e das bibliotecas. Atualmente é diretora do Serviço Educativo das Bibliotecas Municipais do Porto.

                                                                                     

ANABELA

PEDROSA

Formou-se em Comunicação Visual, pela Escola Superior de Artes e Design de Matosinhos (E.S.A.D.). Trabalha como designer gráfica em gabinete próprio, mas é na ilustração que explora a sua imaginação e exprime a sua criatividade. Frequenta regularmente ateliers de artistas plásticos e formações na área de ilustração (FBAUP- Faculdade de Belas Artes do Porto e Cooperativa de Atividades Artísticas do Porto - Árvore). Conta com livros editados na área da literatura infantojuvenil e publicações em vários projetos coletivos.

                                                                                     

ANA

MADUREIRA

 

Actriz e ilustradora. Formou-se no CITAC, companhia Circolando, Instituto Grotowski, c.e.m-Centro em Movimento, ClownLaboratori Porto e através de experiências autodidactas e de interacção com outros artistas. Na sua prática artística e pedagógica, desenvolvida também com a comunidade, cruza o teatro, o movimento, o clown e a música, no sentido de trabalhar o corpo aberto, capaz de escutar e agir a partir do instinto e do momento presente. Apresenta nos Gigantes Invisíveis o espetáculo “ Dama Pé de Mim”.

                                                                                     

MARCO

TAYLOR

Nasceu em 1973. Cresceu na Portela de Sacavém e, após vários anos a morar no Alentejo, leciona, em Sta. Iria de Azóia (Loures), Educação Visual e Educação Tecnológica. Frequentou a Escola Secundária Artística António Arroio e a Escola Superior de Educação de Beja. Realiza exposições coletivas e individuais de pintura, escultura e ilustração desde 1995. Foi o criador e o diretor do Animatu - festival internacional de cinema de animação digital, que se realizou em Beja durante vários anos. Começou a publicar livros no final de 2013.

                                                                                     

VÂNIA

FERREIRA

Licenciada em Língua Gestual Portuguesa - Ramo de Interpretação (2013), pela Escola Superior de Educação de Coimbra. Desempenha funções de intérprete de língua gestual portuguesa. Trabalhou em diversos locais: Universidade do Porto, Escola Superior de Educação de Coimbra, Casa Pia de Lisboa, AE de Santa Maria da Feira. Atualmente desempenha funções na IIES 1 por Tod@s Gaia, em Vila Nova de Gaia e presta serviços na Câmara Municipal de Santa Maria da Feira, na Associação de Tradutores e Intérpretes de Língua Gestual Portuguesa (ATILGP), na Federação Portuguesa das Associações de Surdos (FPAS), entre outras entidades. É vogal do conselho fiscal da Associação Nacional e Profissional da Interpretação - Língua Gestual (ANAPI-LG) e é uma agente ativa na sensibilização para a comunidade surda.

                                                                                     

CÁTIA

VIDINHAS

Nasceu em Carrazeda de Ansiães, cidade do distrito de Bragança. Licenciou-se no Instituto Politécnico do Cávado e do Ave, em Design Gráfico. Posteriormente, tirou uma pós-graduação em Design de Imagem na Faculdade de Belas Artes, e recentemente terminou o mestrado em Multimédia, na Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto. Durante o seu percurso profissional tem vindo a coloborar com alguns gabinetes de design, agências de comunicação, editoras e estúdios de cinema de animação, exercendo actividades relacionadas com design, ilustração e animação. Até à data ilustrou vários livros infantis. Sendo destacado o seu trabalho em 2015, como o livro WonderPorto, no Prémio Nacional de ilustração.

                                                                                     

BÁRBARA

ROCHA

É licenciada em Design de Comunicação pela ESAD Matosinhos e fez Erasmus na ESA Lorient (França). Posteriormente, concluiu o curso profissional de Fotografia no IPF Porto e alguns anos mais tarde o mestrado em Ilustração pela ESAG. Trabalhou em algumas empresas em Portugal, França e Canadá. Foi cofundadora da Feia - Associação de Ilustração e participou em várias exposições individuais e colectivas assim como vários workshops. Fez parte da comissão organizadora do 8ª e 9ª Encontros de Ilustração de S. João da Madeira. Actualmente vive e trabalha no Porto como designer e ilustradora freelancer."

                                                                                     

RITA

PIMENTA

Pós-graduação em Técnicas Editoriais e um curso de Escrita Literária. Escreve sobre livros para crianças e jovens no Jornal Público na secção crianças e no Blogue Letra Pequena.

                                                                                     

CARLOS

NUNO GRANJA

Natural de Ovar, ingressou no ensino superior na Escola Superior de Educação de Viseu, cumprindo o sonho de ser professor, vindo a ensinar por várias escolas do país.

Tem publicado poesia e iniciou também a sua aventura pelas publicações infantis. Veio para ficar, porque se sente bem e continua a sonhar.