top of page

PROGRAMA OVAR

PARQUE AMBIENTAL DO BUÇAQUINHO

ESMORIZ / CORTEGAÇA 25 A 30 ABRIL

25 ABRIL

14H30 Abertura
Sessão de abertura pelas entidades oficiais.

14H30 Gestos Fonéticos

TOCÁNDAR grupo de percussão

15H30 Faz das Tuas 
Lançament TOM TOM oficina de percussão

Permanente MEDONHOS
Exposição permanente das Ilustrações de Anabela Dias

26 ABRIL
9:30H às 12:30H Escolas

DESENHAR COM CARIMBOS oficina de desenho  
O DEVORADOR DE LIVROS oficina de formas visuais
O MEU MARCADOR DE LIVRO oficina de construção
ANIMALÁRIO oficina de um diário mágico

AREIAS teatro de formas animadas

27 ABRIL

9:30H às 12:30H Escolas
DESENHAR COM CARIMBOS oficina de desenho  
O DEVORADOR DE LIVROS oficina de formas visuais
O MEU MARCADOR DE LIVRO oficina de construção
ANIMALÁRIO oficina de um diário mágico

AREIAS teatro de formas animadas

28 ABRIL

14H30 Falei com o Autor
A conversa com autores DO NADA E UM POUCO DE TUDO

NICHOLAS CARVALHO e INÊS ALMEIDA

15H30 Gestos Fonéticos 

AREIAS teatro de formas animadas 

Imaginar do Gigante 

16H30 Faz das Tuas

POP-UP ILUSTRADO oficinas

29 ABRIL

10H30 Faz das Tuas
LIVROS ANIMADOS E ILUSTRADOS

14H30 Faz das Tuas 

ENCADERNAÇÃO EM CORRENTE 

17H30 Faz das Tuas

AREIAS teatro de formas animadas

Imaginar do Gigante

30 ABRIL

9:30H às 12:30H Escolas
DESENHAR COM CARIMBOS oficina de desenho  
O DEVORADOR DE LIVROS oficina de formas visuais
O MEU MARCADOR DE LIVRO oficina de construção
ANIMALÁRIO oficina de um diário mágico

AREIAS teatro de formas animadas

Obs.: espetáculo AREIAS com lotação limitada à capacidade da sala

entrada livre

unnamed.jpg

Oficina 1. 

DESENHAR COM CARIMBOS


Oficina de desenho/ pintura com carimbos.

Vamos transformar letras, números e pequenas imagens naquela que será a vossa versão do cartaz dos Gigantes Invisíveis de 2018.

Oficina 4. 

LIVROS ANIMADOS 


Uma das principais influências desta oficina é o trabalho do japonês Katsumi Komagata. A simplicidade e a elegância são as palavras que nos guiam nesta descoberta do maravilhoso mundo dos Livros de Artista.

Dividido em 3 partes essenciais: primeiro veremos exemplos dos mais importantes e interessantes livros pop-up e dos livros-objeto. Segue-se uma fase de experimentação de técnicas de corte e colagem, focando a mecânica do Pop-up.

Por fim, cada participante cria o seu próprio livro, com uma ilustração tridimensional repleta de formas e imagens originais.

Oficina 2. 

PROCURADOS


Oficina de carticatura.

Utilizando a familiar imagem dos criminosos procurados, várias vezes vista em desenhos animados e livros ilustrados, vamos brincar com as caras que nos rodeiam!

Oficina 5. 

O MEU MARCADOR

DE LIVROS


Passamos os nossos dias rodeados de tipos de letras e, regra geral, não as vemos. Olhamos uma palavra e vemos o seu significado, a sua mensagem. Raramente paramos para pensar na sua forma e como esta poderá ter sido construída.

Nesta atividade vamos convidar as crianças a olhar as letras e, a partir daí, a criar os seus próprios alfabetos. No final, cada criança levará consigo marcador/marcadores de livros personalizado(s) e único(s), para marcar(em) as suas leituras.

Oficina 3. 

O DEVORADOR DE LIVROS


Da mesma maneira que olhamos para uma nuvem e identificamos uma tartaruga e outras formas, olhamos para um envelope e podemos imaginar um comedor de papel. E as letras? As letras também são formas, não querem ser sempre lidas... também gostam de ser vistas. E se olharmos para um A? Será que vemos uma montanha? Um dente de tubarão? Uma Pirâmide do Egipto? Ou um bico de pássaro? E um O? Uma bola? Um olho? Uma baga de uva? O Mundo?

Oficina 6

ENCADERNAÇÂO EM 

CORRENTE


Nesta oficina os participantes têm a oportunidade de construir um livro, totalmente encadernado por si, através da manipulação de diferentes instrumentos e técnicas.

Inicialmente são expostas algumas técnicas relevantes, bem como teoria de apoio.

Cada participante poderá personalizar o seu livro com folhas e papeis a seu gosto ou até mesmo uma imagem para a capa.

Oficina 7. 

ANIMALÁRIO


No mundo encantado dos Gigantes Invisíveis encontramos um conjunto maravilhoso de criaturas mágicas. E que só podem ser vistas por pessoas muito especiais… como tu! Vamos desenhá-las num Animalário – o teu diário especial de registo de criaturas mágicas!

tocandar.jpg

TOCÁNDAR
Percussão 

Nascido no ano 2000 como projeto pedagógico e artístico, constituído por crianças e jovens da Marinha Grande, o Tocándar transporta para a atualidade a festa dos “Zés Pereiras”. Na rua ou em palco, o grupo apresenta um espetáculo que faz a fusão entre bombos, caixas e timbalões, passando pelos djembés, os caretos, os didgeridos, os espanta espíritos, as estruturas metálicas e os bidões, onde convivem ambientes rítmicos tradicionais e contemporâneos, impregnados de energia juvenil.

28217029_10214115646556578_937693503_o (

AREIAS
Imaginar do Gigante

A menina bordava os nomes dos camelos debaixo das montanhas, onde o ouro se dilatava em fios de água coloridos. Delicadamente, extraía das areias um tesouro submerso que os seus antepassados guardaram. Alquimista, destilava na abóbada celeste cores que navegavam o espaço em liberdade.
E pouco a pouco, os seus olhos abraçavam de cor todo o mar de areias.
Teatro de Formas Animadas e Multimédia a partir das artes plásticas, utilizando técnicas de manipulação de materiais diversos para construção de formas e imagens em movimento.
Um teatro visual, poético e contemplativo, sobre as cores que unem a Terra.

FICHA ARTÍSTICA


Direção e manipulação: Pedro Saraiva
Música: Daily Misconceptions
Origami: Elsa Martinho
Fotografia de cena: Mário Costa
Cenografia: Carla Rosário, André Dias e Pedro Saraiva
Illustração e design: Anabela Dias
Produção: Imaginar do Gigante
Classificação etária: M/4
Duração: aproximadamente 40 minutos

NIC e INÊS

Editora Convidada

NIC e INÊS O casal conheceu-se na Faculdade de Belas Artes de Lisboa e cedo se apaixonaram, e se tornaram professores. Mais tarde a Inês publicou a sua tese de mestrado “O Livro de Artista: Um meio de exploração criativa” o que fez com que Nic e Inês se apaixonassem pelos livros, e por isso criaram e expuseram muitos dos seus próprios Livros de Artista experimentais.

Fizeram tudo isto colaborando durante a famosa “crise” que levou a maioria dos seus colegas e amigos a abandonar Portugal em busca de oportunidades.

Assim que as coisas pareciam mais estáveis, eis que perderam os seus empregos no ensino, então o casal ponderou como poderiam reagir. Não tendo possibilidades para investir num espaço ou num estúdio, reorganizaram a sua sala de estar e começaram a dar workshops num formato inovador e low-cost, recorrendo a materiais reciclados, ferramentas e recursos limitados. A “Casa Nic e Inês” arrasou inadvertidamente o mercado Lisboeta: O que começo com 3 pessoas cresceu para 60 por semana e uma atividade a tempo inteiro. Promovem regularmente conversas, atuações e workshops com artistas e autores proeminentes nas áreas da música, da literatura, e da ilustração, num evento chamado Parlapiê.

No ano em que iniciaram este projeto, Nic e Inês surpreenderam a cena artística de Lisboa ao casarem-se numa performance na primeira exposição conjunta que realizaram, na LX Factory. Continuam a expor com regularidade e introduzem sempre um elemento de instalação, performance, e interação com o público, o que os diferencia nesta cena.

Mais recentemente publicaram livros infantis ilustrados em Portugal, no Brasil e na Índia. Em 2016 deram a volta ao mundo, numa viagem que os levou a 3 continentes em busca de inspiração. Fizeram apresentações, e workshops nos EUA, Coreia do Sul, Vietname, Taiwan e Austrália.

Este ano são os nossos convidados...

http://casaniceines.com/

bottom of page