PROGRAMA OVAR
PROGRAMA GUINÉ-BISSAU
PARQUE AMBIENTAL DO BUÇAQUINHO
ESMORIZ / CORTEGAÇA 25 A 30 ABRIL
25 ABRIL
15:00H Abertura
Sessão de abertura pelas entidades oficiais.
15H30 Faz das Tuas
OFICINAS para todos os públicos
16H30 Falei com o Autor
Lançamento do livro PLOUF (bilingue Português/Inglês), com a presença dos autores ANABELA DIAS e PEDRO SARAIVA.
Livro com Menção Honrosa atribuída pela revista norte-americana “3x3”, em 2016. Galardoado com Menção Honrosa “Nami Island International Picture Book Ilustration Concours”, Coreia do Sul, em 2017.
17H30 Gestos Fonéticos
ORQUESTRA CRIATIVA DE SANTA MARIA DA FEIRA
Permanente MEDONHOS
Exposição permanente das Ilustrações de Anabela Dias para o livro PLOUF
26, 27 e 28 ABRIL
9:30H às 12:30H
OFICINAS EDUCATIVAS PARA ESCOLAS
+
TEATRO QUADRILHA
O Lugar de Todas as Histórias
29 ABRIL
14H30 Falei com o Autor
A conversa com a ilustradora MARTA MADUREIRA
15H30 Gestos Fonéticos
AREIAS teatro de formas animadas estreia
IMAGINAR DO GIGANTE
16H30 Faz das Tuas
OFICINAS EDUCATIVAS para todos os públicos
30 ABRIL
14H30 Falei com o Autor
A conversa com a ilustradora CÁTIA VIDINHAS
15H30 Gestos Fonéticos
AREIAS teatro de formas animadas
IMAGINAR DO GIGANTE
16H30 Faz das Tuas
OFICINAS EDUCATIVAS para todos os públicos
17H30 Conto Contigo
Sortido de Contos com VIRGÍNIA MILLEFIORI
Obs.: espetáculo AREIAS com lotação limitada à capacidade da sala
CENTRO CULTURAL PORTUGUÊS DE BISSAU
23 A 27 SETEMBRO 2017
23 SETEMBRO
11H00 Abertura
ANIVERSÁRIO DA INDEPENDÊNCIA DA GUINÉ-BISSAU
Medonhos
Exposição de Ilustração de
ANABELA DIAS
Falei com o Autor
Apresentação do livro Plouf, com a presença do autor
PEDRO SARAIVA
11H30 Gestos Fonéticos
Espetáculo de Teatro e Marionetas
O JARDIM DO PRÍNCIPE
26 SETEMBRO
10H30 e 14H30 Gestos Fonéticos
Espetáculo de Teatro e Marionetas
O JARDIM DO PRÍNCIPE
27 SETEMBRO
10H30 e 14H30 Faz das Tuas
Jogos interativos de leitura, escrita e linguagem (escolas)
18H30 Matuta Tu
Conversas e jogos de escrita com autores e professores da Guiné-Bissau
Fecho: Piquenique
Oficina 1.
A HISTÓRIA NAS PAREDES
Nesta oficina, os alunos irão receber pequenas cadernetas e colecção de 'cromos' com a temática da História da Arte nos muros e paredes. Durante a actividade preencherão as cadernetas, completando-as e desenhando-as, trabalhando alguns dos diferentes períodos da história da arte. Assim, o resultado final será uma fanzine no formato de um 'acordeão' que, aberto, se assemelha a um mural.
Oficina 2.
ABRIL, LIVROS MIL
Oficina de produção de livros, através da técnica de encadernação manual. Nesta actividade, os participantes são desafiados a criar o seu próprio livro, aventurando-se na costura manual dos cadernos.
Oficina 3.
IMPRESSÃO COM GELATINA
Através do recorte, propõe-se que o grupo experimente uma técnica de impressão bastante inusitada e surpreendente, tanto pelos recursos utilizados quanto pela surpresa dos efeitos visuais conseguidos. Com esta actividade, as famílias irão substituir os lápis por tesouras para desenhar imagens que serão impressas com recurso a gelatina.
Oficina 4.
OFICINA DE DESENHO
CRIATIVO
Nesta oficina vamos abordar a impressão como estímulo criativo para o desenho, completando cada imagem impressa com desenhos a caneta que surgem naturalmente através das formas da máscara.
Oficina 5.
ESTAMPARIA
COM CARIMBOS
Com esta actividade o grupo será exposto a um conjunto de carimbos com diversas forma e imagens. Em seguida irão seleccionar a imagem favorita para, através da técnica do carimbo, criar um padrão.
Através da repetição ordenada ou não do módulo, este exercício possibilita trabalhar a simetria para a produção de um padrão.
ORQUESTRA CRIATIVA DE SANTA MARIA DA FEIRA
Gamaleão de Plástico
Inspirado no instrumento milenar da cultura Indonésia, o Gamelão de Plástico é no festival palco de uma improvisação única: ao público é dada oportunidade de explorar e tocar alguns dos instrumentos que compõem este coletivo.
Graças aos tubofones, criados para este gamelão, feitos de tubos e garrafas de plástico, afinados para serem executados em conjunto, é dada a oportunidade a qualquer pessoa de fazer parte desta experiência singular. Aliás, a simplicidade com que permite fazer música, sempre de forma coletiva, facilita a exploração deste conjunto de instrumentos por pessoas com ou sem conhecimentos musicais.
Uma primeira versão do Gamelão de Plástico foi apresentada em 2014, no festival Imaginarius, sob a forma de concerto e parada, no âmbito do projeto Orquestra Criativa. Mas, este instrumento coletivo tem inúmeras possibilidades e, pode apresentar-se com diferentes formatos.
ORQUESTRA CRIATIVA DE SANTA MARIA DA FEIRA
É um projeto de base comunitária protagonizado por diferentes comunidades, músicos e não músicos de todas as idades.
Surge em 2008, e no seu percurso já envolveu mais de 10.000 participantes, entre habitantes locais, e artistas nacionais e internacionais convidados, em projetos coletivos e performativos fora de série.
FICHA ARTÍSTICA
Direção artística e conceito de Gamelão de Plástico: Aleksandar Caric Zar
Design de Instrumentos Musicais: Jean Marc Dercle
Construção de Instrumentos Musicais: Jean Marc Dercle, Aleksandar Caric Zar e elementos da Orquestra Criativa
Música Original: Orquestra Criativa de Santa Maria da Feira
Interpretação: Crianças e jovens das escolas do Concelho de Santa Maria da Feira, Séniores de IPSS´s do Concelho de Santa Maria da Feira, Grupo de Expressão da CerciFeira, Colégio Liceal de Santa Maria de Lamas, Vânia Lopes, solista vocal
Apoio: Pelouro da Educação, Desporto e Juventude e Divisão de Ação Social e Qualidade de Vida da CMF; Associação Orquestra e Banda Sinfónica de Jovens de SMF; Cooperativa Casa dos Choupos - CRL; FAPFeira – Federação das Associações de Pais e Encarregados de Educação do Concelho de SMF
Agradecimentos: Albano Gonçalves, Diana Carneiro, Diogo Divagações, Orquestra Juvenil da Banda Musical de São Tiago de Lobão; Pedro Almeida, Rocco Di Bernardo
O LUGAR DE TODAS AS HISTÓRIAS
Teatro Quadrilha
Aqui o Tempo mostra que também pode ser um lugar, um lugar cheio de encanto onde as histórias viajam, de lá para cá e de cá para lá! Será que estes lugares existem? Será que queres que eles existam? Só depende de ti e dos teus sonhos, da tua imaginação...
Tendo por base o Teatro Físico/ Pantomima, um viajante conta as suas aventuras e desventuras recorrendo ao público para lhe validar estes momentos. Através de um livro Pop Up, revela um novo cenário tridimensional a cada viragem de página, envolvendo-nos em diferentes dimensões espaciais. Tanto enfrentamos uma feroz tempestade no oceano que nos obriga a remar contra a maré, como somos deslumbrados com a serenidade do canto das sereias ou damos por nós a combater um terrível dragão! Estes momentos são acompanhados por sonoplastia que confere monumentalidade à tão imaterial imaginação. Todo o espetáculo é um exercício de criatividade para quem assiste, somos chamados a descodificar sensações muitas vezes antagónicas, de serenidade ou sobressalto, de medo ou de vitória.
FICHA TÉCNICA
Encenação: Quadrilha
Interpretação: Fernando Leiras
Direção de Ator: Pedro Lino
Cenografia: Carla Palhares e Rita Pinto
Figurinos: Alice Tavares
Edição de Som: Marco Santos e Guilherme Henriques
Sonoplastia: Marco Santos
Fotografia: Guilherme Henriques
Apoio: Espaço Criasonhos
Duração: aprox. 25min
Classificação etária: Todas as idades
AREIAS
Imaginar do Gigante
A menina bordava os nomes dos camelos debaixo das montanhas, onde o ouro se dilatava em fios de água coloridos. Delicadamente, extraía das areias um tesouro submerso que os seus antepassados guardaram. Alquimista, destilava na abóbada celeste cores que navegavam o espaço em liberdade.
E pouco a pouco, os seus olhos abraçavam de cor todo o mar de areias.
Teatro de Formas Animadas e Multimédia a partir das artes plásticas, utilizando técnicas de manipulação de materiais diversos para construção de formas e imagens em movimento.
Um teatro visual, poético e contemplativo, sobre as cores que unem a Terra.
FICHA ARTÍSTICA
Direção e manipulação: Pedro Saraiva
Música: Daily Misconceptions
Origami: Elsa Martinho
Fotografia de cena: Mário Costa
Cenografia: Carla Rosário, André Dias e Pedro Saraiva
Illustração e design: Anabela Dias
Produção: Imaginar do Gigante
Classificação etária: M/4
Duração: aproximadamente 40 minutos
TCHARAN
Editora Convidada
A Tcharan é uma editora que se dedica principalmente à publicação de álbuns ilustrados, destinados em especial ao público-infanto juvenil. Começámos em 2010 com o livro "A Crocodila Mandona", e desde então não parámos!
DE ONDE VEM O NOME TCHARAN?
"Interjeição usada em situações de surpresa, ou sob a forma de cumprimento"
Foi o resultado da combinação da ajuda de amigos e do acaso. Queríamos que nos ajudassem na escolha do nome, e por isso lançámos um desafio que intitulámos com a palavra Tcharan. Após muitas sugestões, alguém nos mostrou que o nome ideal sempre estivera ali: na palavra Tcharan. Foi esta a primeira palavra do nosso desafio, e nós aceitámo-lo.