logo pb

Oficina 1. GIGANTE (BEM) VISÍVEL
Vamos encher o Parque de Gigantes Invisíveis? Vem imprimir numa máquina fantástica, completamente manual, e com resultados únicos! Junta-te a nós nesta aventura! Explicação da actividade: Impressão conjunta de um cartaz gigante com o nome do encontro “Gigantes Invisíveis”, a partir da utilização de uma máquina impressora móvel. Os participantes vão imprimir as letras num cartaz gigante, utilizando carimbos manuais para compor a textura presente na letra. O objetivo é, com o passar da semana, encher o recinto com estes Gigantes (bem)visíveis construídos por todos participantes.. Parceria com o projecto MovingType.

Oficina 3. LIVRO BAIONETA
Vem descobrir de que forma uma baioneta pode ser utilizada na construção de um livro… Explicação da actividade: Oficina de construção de livro, através de dobragens e recortes

Oficina 5. MAPAMUNDINHOS FANZINE-ATLAS
É o resultado final desta oficina onde cada criança constrói pequenos Atlas pessoais. Explicação da actividade: Sob um processo de criação orientado, e partindo das zines, cada aluno constrói um pequeno atlas pessoal. Neles, as crianças irão explorar os seus quotidianos, através de desenhos, mapas e legendas explicativas. Estes trabalhos podem ser ampliados em trabalhos de casa, após a oficina.

Oficina 2. POESIA VISUAL
Vamos moldar as palavras e transformá-las em imagens, vamos desenhar com letras e dar-lhes uma nova organização. Na oficina de poesia visual a palavra e a imagem dão as mãos e não sabemos onde começa uma e acaba a outra. Explicação da actividade: 2 frascos com papéis: um frasco para palavras e um frasco para frases; Em cada frasco, cada papel tem uma inscrição que é o motor de arranque do trabalho. No local da oficina são expostos exemplos para inspirar as crianças.

Oficina 4. EX-LIBRIS
Vem descobrir e criar o teu Eu literário! Explicação da actividade: Será proposto aos alunos a construção do seu ex-libris, através de gravações em polipropileno condensado. Os carimbos finais ficam para os alunos.