logo pb

Tipografia
Museu Nacional da Imprensa

Para escolas e famílias

Nesta oficina, o Museu propõe uma viagem ao passado e um reviver das antigas tipografias. Acompanhados por Álvaro Pedreira, ex-tipógrafo, os alunos poderão aventurar-se nas antigas
técnicas de composição e de impressões manuais.

Oficinas Gutenberg
Museu Nacional de Imprensa

Para escolas e famílias

Estas oficinas iniciam-se com uma viagem no tempo, mais concretamente, à Alemanha do séc. XV. Inspirados pela época e pelo trabalho manual, os participantes são desafiados a construir um livro, através de dobragens e de colagens. A decoração e as histórias são únicas e pessoais e da inteira responsabilidade dos jovens autores!

Gatafunhar
Escrita

Para famílias

Escrever de pernas para o ar é estranho, mas não escrever nada é vazio. É neste universo de escrita criativa que pretendemos colocar pais e crianças a gatafunhar palavras, com o objetivo de descobrir e desenvolver uma relação gratificante e divertida com a leitura e com a escrita. Com Nuno Meireles.

Imagens que saltam à vista
Museu Nacional da Imprensa

Imagens, letras individuais, palavras, …
Tudo pode saltar à vista! A partir de uma simples folha de papel e de alguns cortes mágicos, os participantes destas oficinas criam fantásticas personagens animadas que dão vida às suas histórias!

Ilustra-me
Ilustração
Para famílias

Nesta oficina vamos descobrir o universo dos artistas multifacetados que andam a pintar às escondidas. De forma divertida, vamos ilustrar coisas imagináveis com alguns dos ilustradores presentes no certame. Com Anabela Dias

Ilustração com papel marmoreado
Colégio Luso Francês
Para escolas

Técnica muito antiga de monotipia, em que a base de impressão é a água e a tinta utilizada é insolúvel. Com esta técnica, obtêm-se impressões quase sempre inesperadas e com elevado valor estético, que podem ser aplicadas em ilustração ou mesmo em encadernação.

Marcadores de Livros / Origami
Colégio Luso Francês
Para escolas

Oficina de criação de um marcador de páginas. De fácil execução, utilizando a técnica de origami, com aplicação de recortes, colagens e desenhos, propõe-se a criação de um objeto de fácil de execução e muito apelativo, para utilizar e reutilizar em todas as leituras!

Medonhos
Exposições
Para escolas

Em vários espaços, estes gigantes talentos vão estar atentos a quem passa. É só parar, não mexer e ficar a olhar. Exposição de Ilustração de Anabela Dias, de Pedro Saraiva e Céu Faria.